Quem Somos //

Apresentação

 

A JBR Engenharia é uma empresa de consultoria dedicada à elaboração de projetos multidisciplinares de engenharia e de arquitetura e ao gerenciamento e supervisão de obras de grande porte. Fundada em 16 de março de 1994, foi montada com base no acervo técnico, acumulado ao longo de mais de 20 anos, e no trabalho exitoso de seus sócios nas iniciativas pública e privada. Desta forma, apresenta larga experiência nas áreas de engenharia rodoviária, metroviária e industrial, infraestrutura urbana de edificações, de aeroportos, de saneamento, de hidráulica e de obras de arte especiais, além de relacionadas ao meio ambiente. Sua sede fica localizada no bairro de Campo Grande, no Recife (PE).

A empresa atua em todo o território nacional e presta serviços a órgãos da esfera federal, estadual e municipal e para a iniciativa privada. Conta, atualmente, com representações nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e no Distrito Federal.

Para aumentar a competitividade no mercado, a JBR Engenharia utiliza as mais modernas técnicas na criação de soluções inteligentes, investe no aprimoramento de sua equipe e na aquisição permanente de novos equipamentos e tecnologias. Desde 2006, mantém convênio na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Missão

Prestar serviços de engenharia consultiva com excelência, visando a satisfação dos clientes, colaboradores e parceiros, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Visão

Ser a empresa cuja excelência de seus serviços e modelo de qualidade de vida traduza a satisfação e o orgulho dos seus colaboradores, bem como o reconhecimento de seus clientes e da sociedade.

Valores

  • Ética
  • Transparência
  • Gestão Compartilhada
  • Excelência dos Serviços
  • Satisfação dos Clientes
  • Valorização do Ser Humano
  • Responsabilidade Socioambiental
  • Criatividade e Inovação
  • Competitividade
  • Pedro Pereira Cavalcante Filho

    Diretor Presidente
  • Luiz Wagner Júnior

    Diretor Superintendente
  • Marlos Muniz Gonçalves

    Gerente de Projetos
  • Anderson da Silva Cavalcante

    Gerente de Talentos, Administração e Finanças

A JBR Engenharia utiliza, no seu dia a dia, as práticas e técnicas mais modernas na criação de soluções inteligentes para os seus clientes. Na busca permanente por inovação, mantém, desde 2006, um convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na área das  engenharias Civil e Mecânica para o desenvolvimento de pesquisas e realização de consultorias. As ações possibilitam que a empresa esteja sempre introduzindo novas tecnologias em seu ambiente produtivo e de gestão.

 

Ao prestar serviços de engenharia consultiva, a JBR Engenharia cumpre os requisitos aplicáveis ao negócio, visando satisfazer acionistas, clientes, colaboradores e fornecedores. Para isso, segue uma política de gestão integrada que visa atender a legislação, requisitos e normas aplicáveis às suas atividades no intuito de prevenir riscos para a segurança e saúde no trabalho e de poluição ambiental.

A empresa tem, desde 2007, todo o seu sistema de gestão baseado na integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001) e Responsabilidade Social (NBR 16001), certificado pela Fundação Vanzolini. A JBR Engenharia foi à primeira da sua área de atuação a integrá-los. 

 

Política de Gestão Integrada

  • Prestar serviços de engenharia consultiva, cumprindo plenamente os requisitos aplicáveis aos negócios, visando à satisfação dos acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas;
  • Atender a legislação, regulamentos, requisitos subscritos e normas aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços;
  • Promover o comprometimento com a prevenção de poluição, prevenção de lesões e doenças, comportamento ético, transparência, responsabilização, respeito com os direitos humanos, respeito pelos interesses das partes interessadas, respeito às normas internacionais de comportamento, a prevenção de impactos adversos abrangendo as dimensões social/econômica/ambiental e contribuir para o desenvolvimento sustentável;
  • Monitorar e melhorar continuamente o Sistema de Gestão Integrada, implementando ações que visem o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos para a Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.

Compromisso

 

Desde sua fundação, a JBR Engenharia assumiu vários compromissos com o objetivo de buscar constantemente o aprimoramento de seus processos de gestão visando não só o sucesso empresarial, mas a evolução do seu papel na contribuição ativa para transformações sociais. Para isso, se associou ao Instituto Ethos, que tem por objetivo mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável. Desde 2008, foi inserida no grupo das 10 empresas de benchmark do Brasil do Instituto Ethos - Indicadores de Responsabilidade Empresarial.

Desde 2007 a JBR atua de acordo com os  Objetivos do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, com a intenção de garantir pressupostos mínimos de desenvolvimento sustentável global. Desde 2006, publica o Relatório Anual de Sustentabilidade, conforme as diretrizes do Global Report Initiative (GRI). Veja aqui o relatório completo.

Em 2013, assinou à Carta de Compromisso pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, lançada pelo Instituto Ethos. O documento busca a adesão voluntária para agilizar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entre os governos e o âmbito corporativo.

A empresa também participa de associações de classe – como a Ação Empresarial pela Cidadania (AEC), o que proporciona a torça de informações na busca contínua por melhores práticas corporativas.

 

 

Código de Ética

 

O Código de Ética JBR contempla os fundamentos essenciais que devem nortear os relacionamentos com seus pares, fornecedores, parceiros, clientes, governo e sociedade.

A adesão e o cumprimento aos princípios e normas estabelecidas no Código de Ética JBR são condições fundamentais para trabalhar e/ou estabelecer parcerias com a Organização. Para acessar na íntegra o Código de Ética JBR, Clique aqui

 


 

 

Pelas práticas que desenvolve no dia a dia, a JBR já foi agraciada com os seguintes prêmios:
 

  • Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT), nos anos de 2006, 2007, 2008, 2010 e 2012.
  • 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Guia Você SA/ Exame, de 2008 e 2013.
  • Uma das empresas que mais crescem no Brasil pela Revista Exame/PME 2008, 2009, 2010, 2011 e 2013.
  • Troféu Prata no Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco (PQGP) de 2008, 2009 e 2010.
  • Melhor Empresa para Trabalhar - GPWT Pernambuco - 2013 e 2014.
  • Prêmio Isto É – “As Empresas mais Conscientes do Brasil" - 2014, nas categorias Governança e Comunidade.


O modelo de responsabilidade socioambiental (RSA) da JBR Engenharia está incorporado a sua estratégia de negócio. Ela é orientada pelo compromisso da empresa em ter uma atuação socialmente responsável, ambientalmente correta e economicamente viável.

Os serviços prestados e os projetos elaborados pela JBR são analisados criticamente sob o ponto de vista dos potenciais impactos ambientais e sociais. Quando são identificados, a empresa estabelece medidas mitigadoras para evitá-los. Também inclui as medidas necessárias para prevenir e reduzir impactos adversos à saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores.

Na sua prática diária, a JBR também identifica, avalia e contrata fornecedores que sigam o mesmo modelo de RSA. Seus colaboradores são orientados a assumir posturas que colaborem para a preservação do meio ambiente.

A empresa realiza, desde 2003, a coleta seletiva dos resíduos gerados pelos colaboradores por meio de coletores apropriados colocados em pontos estratégicos da sede, cuja estrutura arquitetônica foi pensada para ser sustentável. O eixo central do edifício possui uma enorme clarabóia de vidro que permite a entrada de luz natural e proporciona economia de energia. Uma cisterna e uma caixa d´água são destinadas exclusivamente para armazenar água de chuva, reaproveitada nos banheiros do prédio. A coberta do edifício contém uma placa de energia solar, destinada ao aquecimento de água, que também é usada nos toaletes da sede da empresa.

A JBR Engenharia desenvolve, desde 2002, ações voltadas para os moradores do entorno de sua sede, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, e mantém o Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC). Seus colaboradores participam das ações como voluntários.


Objetivos da Responsabilidade Social

  • Adotar boas práticas de governança
  • Combater à pirataria, sonegação, fraude e corrupção
  • Desenvolver práticas leais de concorrência
  • Cumprir os direitos da criança e do adolescente
  • Não adotar qualquer forma de trabalho forçado ou compulsório
  • Apoiar e respeitar os direitos humanos
  • Promover a diversidade e o combater à discriminação
  • Ter compromisso com o desenvolvimento profissional
  • Promover a segurança e saúde no trabalho
  • Promover padrões sustentáveis de desenvolvimento
  • Promover ações de proteção ambiental e os direitos das gerações futuras
  • Desenvolver ações de interesse público

O IMMOC

O Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover a capacitação e o desenvolvimento de adolescentes e jovens das comunidades de Olinda e Recife, com focos nas comunidades da Ilha de Joaneiro e Chié, para que se firmem como cidadãos na sociedade. A instituição foi fundada em 2002 e é mantida até hoje pela JBR Engenharia.

O IMMOC dispõe de uma estrutura própria, com laboratório de informática, auditório, biblioteca, refeitório e sala da administração. No local são ministrados cursos voltados para a área de inclusão digital, reforço escolar, educação ambiental e cultural, incentivo à leitura e atendimento psicológico. O ano letivo do instituto tem dez meses e as atividades acontecem em três dias por semana e em sábados alternados.

A maioria dos ex-alunos do IMMOC consegue se inserir no mercado de trabalho. Alguns são absorvidos pela própria JBR Engenharia e passam a atuar nas áreas administrativas e de projetos.
Cerca de 20% dos funcionários da JBR desenvolvem ações de voluntariado no IMMOC em paralelo às suas atividades organizacionais.

 

Equipe


Presidente: Pedro Pereira (Engenheiro Civil)
Presidente do Conselho: Fabiano Cavalcante (Engenheiro Civil)
Diretora de Desenvolvimento: Rute Oliveira (Assistente Social)
Diretora de Operações: Marcy Ribeiro (Engenheira Civil)

Voluntariado


Todo o trabalho do IMMOC é desenvolvido por voluntários. Profissionais como psicopedagogas, psicólogos, assistentes sociais, arquitetos, engenheiros, professores e outros profissionais colaboram com os projetos da instituição, dando exemplo de solidariedade.


Atividades

Futuro Digital
Projeto de inclusão digital e capacitação profissional de adolescentes para a inserção no mercado de trabalho. Os jovens participam de aulas de Introdução ao Processamento de Dados, Windows, Word, Excel, PowerPoint, CorelDraw, Internet e AutoCad (programa específico da área de arquitetura e engenharia).

Tô Ligado
O IMMOC oferece aulas de reforço escolar de português e de matemática visando desenvolver e aperfeiçoar o respeito às competências necessárias a um bom leitor e a aplicação dos conceitos e princípios matemáticos no cotidiano.

Educação Ambiental e Cultural
Oficinas de educação ambiental são oferecidas com o objetivo de desenvolver o respeito pelo meio ambiente e a cidadania e promover uma visão histórica e cultural da sociedade. São realizadas visitas a reservas ecológicas, museus e lugares históricos, além de palestras educativas sobre meio ambiente e cultura.

Leitura – Instrumento de Transformação Social
A oficina de leitura oferecida pelo IMMOC tem como objetivos incentivar o gosto pela literatura e promover o desenvolvimento da análise crítica da realidade na qual os jovens estão inseridos para que se tornem proativos na busca pela própria transformação social.

Arte-terapia
Em parceria com o Centro de Acolhimento Social e Educativo (CASE) de Jaboatão dos Guararapes, o IMMOC vem oferecendo oficinas de arte-terapia para menores infratores, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ressocialização. As atividades, que utilizam os mais diversos recursos artísticos, estimulam a autonomia, a transformação/reestruturação do indivíduo e a resolução de conflitos internos.


Atendimento Psicológico
O IMMOC oferece atendimento psicológico aos jovens que participam de seus projetos, atuando em três linhas: conflitos pessoais e junto à família, orientação vocacional e dinâmica de grupo para melhorar a qualidade das relações interpessoais.


Outras Atividades
O instituto também promove oficinas de empreendedorismo e postura profissional para os jovens. Já participou como parceiro do Programa para o Futuro - Jovens Mulheres em Ação, sediando as atividades de capacitação e empoderamento social e econômico para mulheres jovens por meio de oficinas de gênero, literatura financeira, tecnologia e planejamento orçamentário.  Também promove atividades voltadas para a família dos jovens, como o projeto “Família gerando renda”, que ministra oficina de confecção de objetos, oficina de segurança alimentar, em parceria do SESI/PE. Também participa voluntariamente do projeto Ação Global.

Como Contribuir
Se você se identificou com os objetivos e atividades promovidas pelo IMMOC, pode contribuir das seguintes formas:

  • Realizando trabalho voluntário
  • Contribuindo financeiramente
  • Doando equipamentos
  • Oferecendo vagas de estágio e postos de trabalho para os jovens  e egressos.


Entre em contato conosco!

Instituto Maria Madalena Oliveira Cavalcante (IMMOC)
Rua Gonçalves Dias, nº 131 – Campo Grande
Recife – PE
CEP: 52.031-040
Telefone: (81) 3241-8508
Email: immoc@jbr.eng.br